Sanca de Gesso: Saiba o que é e como escolher a ideal

A sanca de gesso leva modernidade e elegância ao lar, além de permitir diferentes formas de iluminação. Saiba como escolher o modelo ideal para sua obra!

A sanca de gesso é uma técnica que leva modernidade e elegância ao ambiente, além de permitir diferentes formas de iluminação. Saiba mais sobre esse importante elemento de decoração!

A sanca de gesso é uma excelente opção para deixar seu lar com aspecto moderno e versátil. Feitas como acabamento de gesso entre o teto e a parede, a sanca pode atuar em conjunto com a iluminação escolhida para o ambiente.

Podendo ser feita em qualquer tipo de espaço, sua aplicação fácil, prática e com baixo valor de investimento transformou a sanca de gesso em uma escolha popular. Seu uso torna o ambiente atraente e sofisticado, destacando-o com iluminação diferenciada.

Conheça a seguir, o que são as sancas de gesso modernas e quais os melhores espaços para sua utilização. Confira!

O que é uma sanca de gesso?

A sanca é um método de modelagem usado como um forro alternativo de gesso, como aspecto decorativo ou para criar uma diferente iluminação, de melhor distribuição.

A palavra sanca denomina a modelagem feita na junção entre parede e teto do espaço, que podem ganhar uma variedade de opções. Confira abaixo os tipos de sanca de gesso.

Quais são os tipos de sanca de gesso?

Sanca de gesso fechada
A sanca de gesso fechada não possui nenhum tipo de abertura, tendo o forro rebaixado apenas no encontro da parede com o teto. Isso permite que sua iluminação seja realizada somente por meio de spots de iluminação na laje e por outros circuitos distribuídos, como fitas de led.

A melhor sanca de gesso para sala é a fechada justamente por não possuir abertura, cuja luz fica sob responsabilidade de spots de iluminação instalados em sua base, compondo uma iluminação direta.

Já para sala de jantar, a sanca de gesso pode ser desenvolvida em estilo ilha, em que o modelo é fixado no centro do cômodo, o que deixa o ambiente convidativo e com iluminação na dose correta.

Leia também: Crie a sua sala de TV dos sonhos com drywall

Sanca de gesso aberta

A sanca aberta apresenta acabamento em suas laterais deixando espaço aberto na região central. Na sanca aberta pode ser usada a iluminação indireta, refletindo para o teto, iluminação difusa e direcionável, e também possibilita a distribuição de spots na parte rebaixada do gesso.

Esse é o melhor tipo de sanca de gesso para quarto. Por serem instaladas nos vãos voltados para o ambiente, as luzes refletem no teto compondo iluminação indireta, ideal para esse tipo de cômodo em que se deseja um clima intimista.

Sanca de gesso invertida

Apesar do nome diferente, a sanca de gesso invertida tem características semelhantes a sanca de gesso aberta. Sua diferença é a abertura invertida, em direção a janelas e paredes, causando a impressão de teto rebaixado. Pode ter iluminação difusa e distribuição de circuitos de iluminação de acordo com o ambiente.

Sanca de drywall

As sancas de gesso acartonado (drywall) são conhecidas como sancas de gesso modernas.

Sua técnica, aperfeiçoada com o tempo, pode ser feita de diversas formas, mostrando a versatilidade já característica do drywall por permitir diferentes desenhos no ambientes, principalmente quando mesclada como a iluminação adequada.

Fonte: Plano.com.br

Os comentários estão desativados.